top of page
Apresentação
Literaturas e Direitos Humanos
"O corpo negro é elemento central na reprodução de desigualdades.
Está nos cárceres repletos, nas favelas e periferias designadas como moradias"
(Marielle Franco)
O IV Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas, GRIOTS, a se realizar nos dias 19, 20, 21 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Salgado Filho, Natal, Nordeste do Brasil, afirma lugares de fala, de perspectiva, e de diversidades temáticas que atravessam a reflexão sobre a Literatura, os direitos humanos, a violência contra as mulheres negras e a comunidade afrodescendente mundo afora.
A primeira edição do congresso Griots aconteceu em maio de 2009. Naquele instante, revisitava-se no escopo da literatura africana, a linguagem, a memória e o imaginário. Pelos idos de 2011, a concretização do segundo Griots aprofundou leituras sobre a literatura, a cultura, a violência, o racismo e as mídias. Em sintonia com tudo isso, em maio de 2014, estiveram em asserção, no terceiro Griots, a literatura, a história, a cultura africana e afro-brasileira.
Desde o encontro inicial, o evento foi idealizado com a finalidade de atender as demandas de estudiosos nordestinos, inseridos nas linhas de pesquisas voltadas para os estudos transculturais, anticolonialismo, cartografias transnacionais, ancestralidades, rituais, questões étnicas, espaços, imagens, cinema africano, sexualidade, questões diaspóricas, etc. Nessa encruzilhada cultural, o encontro é voltado para pesquisadores da área de literaturas africanas, afro-brasileira, historiadores, antropólogos, sociólogos, professores de literaturas portuguesa, ativistas de direitos humanos, militantes do movimento negro, comunidade LGBTT e demais interessados na temática de combate ao racismo.
Há quase dez anos de sua criação, o Griots revisita as literaturas em diálogo com as questões estéticas, filosóficas, antropológicas, históricas, políticas, socioculturais. Em diálogos transdisciplinares, proporciona entre conferências, oficinas, mesas-redondas, simpósios temáticos, performances poéticas musicais, uma partilha do sensível sobre a escrita literária no Brasil e no continente africano.
Para tocarmos o tambor da resistência, contamos, portanto, com a presença de todos vocês nesse momento de encruzilhadas culturais, roda de saberes e luta por mais literatura e direitos humanos.
Comissão Organizadora..
COORDENAÇÃO GERAL E COORDENAÇÃO ADJUNTA DO COMITÊ ORGANIZADOR
Tânia Lima (UFRN)
Izabel Nascimento (UFRN)
ORGANIZADORES
Amarino Queiroz (UFRN)
Lisabete Coradini (UFRN)
Rosilda Alves (UEPB)
Jurema Oliveira (UFES)
Elio Ferreira (UESPI)
Alberto Mathe (Moçambique)
COMISSÃO ORGANIZADORA DE DISCENTES
Angela de Santa Rita
Dayveson Noberto da C. Pereira
Geane da Silva Santana
Thayanne Moraes
Bárbarah A. de O. Bezerra
Lazaro Savio da Silva Nazario
Juliany Katarine
Lisane Mariadne
Fatima Lima
Mariana Alves
Jonhatan Silva Gomes
Stênio Victor Souza da Silva
Luma Virgínia Medeiros
Leandro Torres
Sol das Oliveira Leão
Rayane Carvalho
Janaina Arruda
Aline Silva
Barbarah Alves de Oliveira Bezerra
Sandra Cristina Pereira Dutra
CONSELHO DE REVISORES
Andrea Cristina Soares Costa
Jucely Régis
Leandro Torres
William Brenno Santos Oliveira
Ana Cláudia Gualberto (UFPB)
Josilene Pinheiro (UFCG)
COLABORADORES AFRICANOS
Abdoul-Mardi Savadogo
(Burkina Faso)
Nardi Sousa
(Cabo Verde)
WEB DESIGN
bottom of page